Por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), foram entregues 113 Cadastros Ambientais Rurais (CAR) às comunidades do Maracanã, Tinai, Coqueiro, Caracueira, Tajaçuaba, Inhauma, Vila Samara e Residencial Natureza.
O CAR permite ao produtor agrícola familiar o planejamento do imóvel, o acesso ao crédito agrícola, a contratação do serviço agrícola, a adesão aos programas de regularização ambiental (PRA), a certificação do ativo ambiental, segurança jurídica, suspensão de sanções e comprovação de regularidade ambiental.
“Acima de tudo, nós estamos demonstrando que a nossa capital também produz muitos produtos agrícolas. Estamos entregando 113 Cadastros Ambientais Rurais, para a regularização ambiental dessas áreas e conceder, inclusive, o acesso às linhas de crédito para fomentar as produções”, pontuou o secretário da SAF, Diego Rolim.
O presidente da Associação Comunitária do Coqueiro, José Carlos Moreira, foi um dos beneficiados com o Cadastro Ambiental Rural (CAR), e comemora a iniciativa do Governo.
“Foi uma alegria muito grande para a comunidade do Coqueiro, os moradores, produtores rurais só têm a agradecer ao nosso Governo que abriu as portas e a comunidade abraçou esse projeto. Esse presente vai fortalecer muito a nossa produção rural”, comemorou o morador.
Na ocasião, o Instituto de Colonizações e Terras do Estado do Maranhão (Iterma) promoveu a entrega de 30 kits de irrigação e a assinatura de ordens de serviço para a regularização fundiária de assentamentos na Grande Ilha.
“A gente tem atuado em todo o Maranhão, já entregamos mais de 5 mil títulos nesses últimos 2 anos. Em São Luís não poderia ser diferente, estamos assinando uma ordem de serviço para a medição de 2.171 lotes na zona rural. Ainda entregaremos 30 kits de irrigação para essas comunidades”, garantiu o presidente do Iterma, Anderson Ferreira.