Luís Trabulsi, que também é consultor da Escola do Legislativo (Elema), falou sobre medidas a serem tomadas para melhorar a área financeira
Miguel Viegas
O consultor de investimentos Luís Trabulsi deu dicas sobre planejamento financeiro pessoal e familiar durante entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta sexta-feira (6). Ele afirmou que um bom plano pessoal tem como objetivo poupar até 20% de toda a renda mensal e fugir dos juros altos do cartão de crédito.
Na conversa com a apresentadora e radialista Marina Sousa, o especialista, que é consultor da Escola do Legislativo (Elema), informou que participou de vários cursos de especialização e atua como consultor de investimentos há alguns anos, mas precisou buscar informações sobre o tema a partir da necessidade pessoal de controlar o seu gasto familiar.
Trabulsi afirmou também que, na Assembleia, já ministrou cursos de educação financeira e investimentos, tendo sido dois neste ano. “É melhor comprar à vista, fugindo dos altos juros dos cartões de crédito, que são ferramentas úteis, desde que sejam usadas com cautela. Evitar parcelar compras, pois tendem a sair do controle financeiro, já que as pessoas não precisam pagá-las imediatamente, o que significa uma nova dívida para o futuro”, assegurou.
Novos cursos
Além do curso de Educação Financeira, a Escola do Legislativo, segundo o consultor, vem oferecendo outros cursos e treinamento a servidores da Alema, dependentes e à população, como o de Assessoramento Parlamentar, Informática, Oratória e Português.
Ele lembrou que a Casa começou a oferecer este ano o curso de Assessoramento Parlamentar, por conta de mudança de grande parte da bancada de deputados, levando à troca do corpo técnico, incluindo assuntos como Regimento Interno e Estatuto do Servidor. Também foram ofertados cursos na área da Pedagogia para servidores da Creche-Escola Sementinha.
“São tantos cursos ainda em andamento, como a primeira turma de Mestrado em Direito, com 10 servidores da Casa, e já abrimos cadastro de professores especializados para ministrar aulas em diversas áreas, no próximo ano, buscando pessoas de fora”, destacou ele.
E complementou: “Um dos cursos mais promovidos pela Escola do Legislativo é do de Informática (Windows, Word e Excel) e Powerpoint, nossos carros-chefes. São várias turmas por ano, com direito a certificado e de graça”, finalizou.