Como um bom médico e com o compromisso que assumiu de cuidar dos ludovicenses, o vereador Dr. Joel (PSD) comemorou a aprovação, em seu primeiro ano de mandato, do Projeto de Lei nº 210/2025, que cria a Campanha Municipal de Redução da Mortalidade Materna em São Luís.
Mais do que uma campanha, a lei nasce de uma escuta sensível às angústias e necessidades de gestantes e profissionais de saúde. Ela institui uma rede de proteção permanente, baseada em três pilares: Prevenção, por meio da educação em saúde, garantindo que a gestante tenha conhecimento para identificar sinais de alerta; preparo, através da qualificação contínua das equipes que fazem o acolhimento; e agilidade, que estabelece protocolos claros para que casos de alto risco recebam atendimento especializado sem demora.
A estatística nos mostra uma realidade fria nos papéis: 69,6 mortes maternas por 100 mil nascidos vivos foram registradas em São Luís em 2023, de acordo com o IMESC. Esta lei é a resposta legislativa a esse desafio, assegurando acesso oportuno ao pré-natal e uma vigilância ativa que pode fazer a diferença entre a vida e a morte.
“Para mim, este projeto é pessoal. Nasceu do contato com as gestantes, da conversa com as enfermeiras, da realidade que vi na medicina. Estamos transformando essa vivência em uma política permanente de cuidado. Cada vida salva será uma conquista de toda São Luís”, emocionou-se o vereador.
Com a aprovação, o município passa a contar com uma política de estado contínua e mensurável, destinada a garantir mais segurança, dignidade e saúde para as gestantes de São Luís, reafirmando o compromisso do mandato com a valorização da vida.











