O deputado federal Duarte Jr. (PSB) reuniu, na noite de ontem, no auditório do Edifício João Goulart, dezenas de coordenadores, professores e representantes de escolas comunitárias de São Luís para anunciar ações do seu mandato que vão beneficiar milhares de crianças dessas unidades. Além disso, o parlamentar dialogou com os representantes para conhecer os principais anseios e necessidades para construção de um conjunto de políticas públicas que fortaleçam a atuação das escolas comunitárias.
Durante o encontro, Duarte detalhou o Projeto de Lei n⁰ 2374/23, aprovado semana passada na Comissão de Educação da Câmara Federal, que visa incluir as escolas comunitárias e alterar o repasse dos recursos – para que este ocorra de forma direta – do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE e do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE. Além disso, ele anunciou que destinou emendas para aquisição de livros, paradidáticos e jogos didáticos para melhorar a atividade educacional, e reforçou a importância da participação no edital de emendas parlamentares, que vai beneficiar e incentivar o trabalho realizado nas comunidades por eles.
“Ainda não terminou nem o primeiro ano do nosso primeiro mandato, nós estamos a pouco mais de 10 meses lá na Câmara dos Deputados, e nós já conseguimos para vocês a realização de um sonho, que é demonstrar que esse projeto foi protocolado, e que ele acaba de ser aprovado na Comissão de Educação, uma das mais importantes. E agora ele segue para o plenário”, explicou Duarte sobre o trâmite do PL 2374/23.
Presente ao evento, o vice-governador e secretário de Educação Felipe Camarão destacou o valor das escolas comunitárias e o papel que elas exercem para a educação de São Luís, e enfatizou que elas sempre poderão contar com o apoio do Governo e do governador Carlos Brandão. “Eu quero agradecer o trabalho do deputado Duarte Júnior, que tem feito um grande trabalho pelo Maranhão, especialmente pela nossa capital. E vocês podem ter certeza que ele veio aqui apresentar trabalhos concretos com a sua capacidade gerencial já comprovada e com a sua força de trabalho”, completou Camarão.
Camila Ribeiro, representante da escola comunitária Tia Celeste, que fica localizada no bairro São Raimundo, realçou a felicidade de ter recebido o convite de Duarte para participar do momento de diálogo. “Ele sempre abraçou a nossa causa e está conosco para nos ajudar nesta batalha”, afirmou.
Também participaram do diálogo com as escolas comunitárias o deputado estadual Carlos Lula, os vereadores Nato Jr. e Coletivo Nós, a secretária de Estado da Juventude Tati Pereira, o subsecretário de Educação Anderson Lindoso, o secretário-adjunto da Secretaria de Articulação Política, Rogério Cafeteira, e o supervisor das escolas comunitárias do Maranhão Wanderson Barros.