• Home
  • Notícias
  • Política
  • Login
  • Home
    • Home – Layout 1
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
Home Notícia Geral

Em três mandatos, Natalino Salgado ampliou de 12 para 68 o numero de cursos de pós-graduação stricto sensu na UFMA

Passagem Franca em Foco Por Passagem Franca em Foco
14/06/2023
Disputa eleitoral para a reitoria da UFMA se intensifica

 

 Em seu último ano de mandato na reitoria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o professor Natalino Salgado Filho consolidou mais um importante avanço para a comunidade acadêmica. Com a aprovação dos novos doutorados em “Cultura e Sociedade” e em “Química” e o mestrado Profissional em “Ciência da Informação”, a UFMA elevou de 12 para 68 os cursos de pós-graduação stricto sensu. Nesse mês, a Universidade passou ainda a integrar o doutorado da Rede do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente – Prodema.

O resultado da avaliação das propostas para novos mestrados e doutorados foi anunciado, no dia 7 de junho, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Fundação do Ministério da Educação (MEC). A Capes trabalha para expandir e consolidar a pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no país. O reitor Natalino Salgado destacou que esse aumento do número de cursos de pós-graduação stricto sensu resultam do trabalho focado da sua equipe de técnicos administrativos, professores e de gestores nacionais. “Construímos a excelência da Universidade em várias frentes de trabalho. Ao ampliarmos o número de cursos de pós-graduação stricto sensu, oferecidos pela UFMA à comunidade acadêmica, estamos promovendo excelência profissional. São profissionais mais preparados e adequados para liderarem processos e melhores resultados. Ampliar a oferta dos cursos de pós-graduação significa potencializar os currículos dos nossos profissionais. São mestres e doutores com alta qualificação, conhecimentos técnicos e visão completa e sistêmica da profissão”, disse o reitor Natalino Salgado.

AGEUFMA – Para o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização da UFMA (AGEUFMA), professor Fernando Carvalho Silva, esse resultado reflete o esforço que vem sendo feito, ao longo dos anos, para melhorar a pós-graduação na UFMA. “O doutorado em Cultura e Sociedade e o doutorado em Química, bem como o mestrado profissional em Ciência da Informação são frutos e reflexos de um trabalho muito bem-feito, com base em um planejamento desses programas e do esforço coletivo dos professores, técnicos-administrativos e alunos e, claro, do suporte dado pela gestão superior da nossa Universidade. É uma ação coletiva que resulta nesse resultado muito significativo para todos nós”, comemorou Fernando Carvalho.

Números – Em uma década e meia, os números da pós-graduação da UFMA ampliaram muito. Em 2007, a Universidade possuía apenas 12 programas de pós-graduação, oferecendo 12 mestrados e 02 doutorados. Hoje, com as recém-noticiadas conquistas, a UFMA passa a ter 50 mestrados e 18 doutorados. Para a diretora de Pós-Graduação da UFMA, professora doutora Flávia Nascimento, “O avanço da pós-graduação na UFMA, desde o início da gestão de prof. Fernando, em 2007, é inquestionável. Os dados mostram que, em 2007, tínhamos 13 cursos de pós-graduação stricto sensu na UFMA, sendo 11 de mestrado e 2 de doutorado. Atualmente, temos 68 cursos, sendo 50 de mestrado e 18 de doutorado”, informou Flávia Nascimento.

Segundo a diretora de pós-graduação, esse aumento de doutorados reflete fortemente a formação de recursos humanos extremamente qualificados, tanto para a própria UFMA quanto para as demais IES do estado e do país. “Se analisarmos os números de doutores titulados levando em conta o intervalo temporal do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), temos que, no primeiro PDI da gestão (2007-2011), alcançamos o número de 30 doutores formados (média de 6 por ano), já no segundo (2011 – 2016) alcançamos 169 doutores formados (média de 34 por ano) e no terceiro e mais recente PDI (2017-2021), alcançamos 383 doutores formados em 5 anos (média de 77 doutores por ano)”.

Continente – O crescimento da pós-graduação também alcançou os câmpus da UFMA no continente. Antes restritos à capital, hoje a UFMA oferece cursos de mestrado em Imperatriz (Sociologia, Comunicação, Saúde e Tecnologia, Formação Docente em Práticas Educativas e Ciência dos Materiais), Chapadinha (Ciência Animal) e Bacabal (Letras)e um doutorado em Imperatriz (Ciência dos Materiais). Há ainda perspectivas de abertura de cursos em outros centros.

Os cursos de pós-graduação da UFMA também evoluíram quanto ao quesito qualidade. Um dos indicadores da qualidade dos cursos é a nota a eles atribuída pela CAPES. Em 2007, a universidade apresentava um curso com conceito 5 e dois com conceito 4. Atualmente, apresenta 3 cursos com conceito 6, 12 cursos com conceito 5 e 29 cursos com conceito 4.Trajetórias – Os programas de pós-graduação em Química (PPGQUIM) e em Cultura e Sociedade (PGCULT) iniciaram suas atividades, respectivamente, em 1995 e em 2010, apenas com cursos de mestrado. Em 2022, referente à avaliação quadrienal de 2017-2020, o PPGQUIM alcançou a nota 4 na avaliação da Capes, o que permite pleitear o doutorado. Pelas redes sociais, a coordenação do programa afirmou que “Esse é o resultado da dedicação e compromisso dos nossos docentes, discentes, egressos, secretário e demais colaboradores. Ao longo dos anos, o Programa consolidou-se com grande capacidade de atração de alunos, docentes, jovens pesquisadores no Brasil e no Exterior”.

O PGCULT alcançou sua nota 4 também em 2022 e, por causa do crescimento da sua trajetória científica, agora foi contemplado com o doutorado. “Essa aprovação é o reflexo do compromisso e dedicação de toda a equipe do PGCULT em promover a excelência acadêmica e a produção de conhecimento relevante nas áreas de cultura e sociedade”, registrou a página do programa no Instagram.

Os dois programas foram selecionados para participarem do edital “Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG – Amazônia Legal)”, surgido como resultado do trabalho de uma subcomissão da CAPGPI, composta por coordenadores dos programas notas 5 e 6, a pedido da Ageufma. A comissão formada selecionou doze programas, entre os quais o PGCULT e o PGQUIM.

Estratégias – O PGCULT se integrou à proposta do edital com o tema Biodiversidade, apresentando o projeto “Conservação da biodiversidade: interface da economia criativa com a qualidade ambiental” e o PPGQUIM, com o tema Energia, com o projeto “Consolidação de quatro programas de Pós-Graduação com ações centradas na área estratégica de energia e as suas contribuições para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal”.

Essas duas iniciativas foram importantes para que ambos os programas pudessem atingir a nota 4, o que dá direito, junto à Capes, de encaminhar o pedido do doutorado. Além disso, no mesmo cenário, a Universidade passa a integrar a Rede do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente – Prodema. A UFMA vai oferecer vagas de doutorado para o programa em rede no primeiro semestre de 2024.

Biblioteconomia – Já o mestrado em Ciência da Informação era um desejo antigo do Curso de Biblioteconomia. O curso tem ampliado a sua trajetória de pesquisa, projetos de iniciação científica, com a revista Bibliomar e a qualificação do seu corpo docente. Para a coordenadora da proposta aprovada, Profa. Dra. Cássia Cordeiro Furtado, o mestrado era um desejo profissional de toda a classe bibliotecária e foi aprovado em momento oportuno pois vai atender ao Estado do Maranhão e áreas do entorno.

“Nosso curso de graduação já fez 50 anos e merecia oferecer para a comunidade acadêmica um programa de pós-graduação. Estamos ansiosos para começar logo, e 2024 vai ser um marco na história da biblioteconomia do Maranhão”, expressa.

 

Próximo Post
Projeto apoiado pelo deputado Osmar Filho realiza ação social no São Francisco, em São Luís

Projeto apoiado pelo deputado Osmar Filho realiza ação social no São Francisco, em São Luís

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado.

Batido o martelo! PT e PCdoB caminharão juntos rumo ao Palácio La Ravardiere

Batido o martelo! PT e PCdoB caminharão juntos rumo ao Palácio La Ravardiere

11/09/2020
Rubens é o que mais cresce em pesquisa DataIlha/Band e chega a 9%

Rubens é o que mais cresce em pesquisa DataIlha/Band e chega a 9%

21/10/2020

Trending.

Cláudio Cunha e João Batista Segundo expõem incoerência de Othelino Neto no plenário da Assembleia

Cláudio Cunha e João Batista Segundo expõem incoerência de Othelino Neto no plenário da Assembleia

08/08/2025
Deputado Osmar Filho realiza ação do programa “Cuidar dos Olhos” em São José de Ribamar

Deputado Osmar Filho realiza ação do programa “Cuidar dos Olhos” em São José de Ribamar

10/08/2025
Câmara tem salto no índice de transparência e conquista nível histórico na avaliação do TCE-MA

Câmara tem salto no índice de transparência e conquista nível histórico na avaliação do TCE-MA

12/08/2025
Projeto de Lei do deputado Osmar Filho visa proteger crianças e adolescentes no ambiente digital

Projeto de Lei do deputado Osmar Filho visa proteger crianças e adolescentes no ambiente digital

14/08/2025
Neto Evangelista afirma que oposicionistas têm ódio no coração e fazem críticas vazias a ações do governo

Neto Evangelista afirma que oposicionistas têm ódio no coração e fazem críticas vazias a ações do governo

04/07/2025
  • Home
  • Notícias
  • Política
  • Login

© 2023 Passagem Franca em Foco - Direitos autorais reservados | Desenvolvido por: Host Dominus.

Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
  • Política
  • Login

© 2023 Passagem Franca em Foco - Direitos autorais reservados | Desenvolvido por: Host Dominus.