O fortalecimento das parcerias entre o INSS e as instituições que atuam diretamente junto ao público que busca os serviços e benefícios da Previdência Social. Este foi um dos principais focos da Gerência-Executiva São Luís durante o ano de 2022. “Este ano que se encerra foi de desafios e de retomada.
Focamos em construir a estrutura e firmar parcerias para que no ano seguinte os frutos possam ser colhidos de forma a melhorar o INSS no estado do Maranhão. Parcerias frutíferas foram f irmadas, entre elas a celebrada com Governo do Estado que possibilita a inserção dos serviços do INSS nos mais de cem postos do Procon espalhados pelo Maranhão”, destaca o Gerente-Executivo Weslley Martins, que neste mês de dezembro completou um ano à frente da Gerência São Luís. Além do Procon/MA, outros Acordos de Cooperação Técnica (ACT) ampliaram a oferta de serviços previdenciários no estado, entre eles, o firmado com a Federação de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Fafer/MA) que possibilitou o primeiro posto de atendimento do INSS Digital em um território indígena do Maranhão, a terra Araribóia. Encontra-se em andamento o Acordo com a Secretaria de Segurança do Estado que por meio do Instituto de Identificação possibilitará o acesso à base de dados de identificação civil com informações pessoais e biometria dos cidadãos maranhenses, auxiliando no combate às fraudes na concessão e manutenção de benefícios. Os segurados atendidos pela Reabilitação Profissional da Gerência São Luís também foram beneficiados.
O convênio celebrado com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/MA) possibilitou a oferta de cursos profissionalizantes. A primeira turma foi iniciada em dezembro com o curso de Assistente Administrativo. Em janeiro de 2023 já está previsto o curso de operador de computador. No decorrer do ano de 2022 foram várias as reuniões realizadas com órgãos públicos e instituições, como a participação no bate papo On Line da OAB/MA que contou com um público de 150 advogados da área previdenciária. Também foram realizadas duas reuniões presenciais com entidades representativas dos pescadores artesanais, transmitidas ao vivo por meio de plataformas virtuais, o que possibilitou a ampliação do número de participantes, sendo 400 na realizada em março e 500 no evento em novembro. “Temos a segunda maior demanda do país em termos de requerimentos de seguro defeso, de forma que buscamos viabilizar uma ampla participação nas reuniões realizadas voltadas à capacitação das entidades para promover uma análise mais célere, eficaz e com o mínimo de exigências possíveis”, esclareceu Weslley Martins. Ações voltadas à capacitação e melhoria das condições de trabalho do público interno e da estrutura da Gerência também estiveram no foco.
A plataforma Teams foi uma aliada na realização periódica de reuniões de alinhamento com gestores, capacitação de servidores, no acompanhamento por parte dos coordenadores das Centrais para dirimir dúvidas dos servidores e implementação de ações que tiveram resultado positivo na redução dos estoques de requerimentos pendentes. O ano de 2022 marcou também o retorno de capacitações presenciais e da reunião do Plano de Ação realizada em regime de imersão com a participação de gestores da área meio e das Agências vinculadas à Gerência. Com relação à estrutura física, a região dos Lençóis Maranhenses foi beneficiada com a reabertura da Agência Barreirinhas/MA e a inauguração da Agência Araioses/MA. Em Bacabal a Agência voltou a oferecer o serviço de Perícia Médica que estava suspenso desde 2019. Foram iniciados os processos necessários para reabertura das unidades que ainda permanecem fechadas por necessidade de obras estruturais. “Finalizamos o ano com os contratos básicos de prestação de serviços todos concluídos ou com licitação nos próximos dias com isso poderemos garantir o suporte necessário às nossas unidades na capital e interior”, informou o gerente-executivo.
“Estamos saindo de 2022 com a certeza que, em 2023, a gestão será preventiva e estratégica. Comemoramos os resultados positivos alcançados que não seriam possíveis sem a dedicação e compromisso de nossos servidores. Agradeço aos nossos gestores pela parceria e engajamento na busca de soluções para os desafios enfrentados durante esse ano de gestão”, finalizou Weslley Martins.