• Home
  • Notícias
  • Política
  • Login
  • Home
    • Home – Layout 1
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
Home Notícia Geral

Presidente Iracema Vale inaugura Memorial do Legislativo Maranhense Deputada “Zuleide Bogéa”

Cerimônia contou com presença do sobrinho-bisneto da homenageada, Robson Bogéa Gois Neto, que agradeceu em nome da família, além de autoridades, pesquisadores e intelectuais

Passagem Franca em Foco Por Passagem Franca em Foco
19/02/2025
Presidente Iracema Vale inaugura Memorial do Legislativo Maranhense Deputada “Zuleide Bogéa”

A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), inaugurou, nesta terça-feira (18), o Memorial do Legislativo Maranhense Deputada “Zuleide Bogéa”. A cerimônia contou com a presença do sobrinho-bisneto da homenageada, Robson Bogéa Gois Neto, que agradeceu em nome da família; além de autoridades, pesquisadores e intelectuais. O chefe da Casa Civil do Governo, Sebastião Madeira, representou o governador Carlos Brandão (PSB) no ato.

“Esse Memorial cumpre muito bem o papel de aproximar o povo da sua Casa, que é a Assembleia Legislativa. Ele é um instrumento de reconhecimento, uma fonte de pesquisa e inspiração para todos que desejam compreender e transformar uma sociedade. Agradeço a todos os envolvidos. Está tudo disponível de forma física e online com acesso facilitado e interativo. É um espaço aberto para pesquisadores e estudantes, curiosos, e todos que desejarem visitar”, destacou.

Iracema Vale, muito emocionada, ressaltou a homenagem prestada à primeira mulher deputada estadual eleita no estado.

“É uma justa homenagem a Zuleide Bogéa, a primeira mulher eleita deputada estadual. É um ato que resgata a luta histórica das mulheres por ocupação de espaço de poder. Esse momento me faz ter a sensação de dever cumprido com o povo do Maranhão. Estou muito feliz, emocionada e grata a Deus por essa oportunidade”, afirmou.

Prestigiaram a cerimônia os deputados Florêncio Neto (PSB), Antônio Pereira (PSB), Ariston (PSB), Davi Brandão (PSB), Daniella (PSB), Andreia Martins (PSB), Arnaldo Melo (PP), Leandro Bello (Podemos), Catulé Júnior (PP), Neto Evangelista (União), Solange Almeida (PL), Mical Damasceno (PSD), Cláudia Coutinho (PDT), Dra. Vivianne (PDT), Janaína (Republicanos), Júnior Cascaria (Podemos), João Batista Segundo (PL), Kekê Teixeira (MDB), Ricardo Arruda (MDB), além dos ex-deputados Aderson Lago e José Raimundo Rodrigues.

Iracema Vale, deputados e demais convidados visitam o vasto acervo do Memorial do Legislativo Maranhense Deputada “Zuleide Bogéa”

O Memorial

O Memorial do Legislativo Estadual é constituído por 16 cenários que retratam a história da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão. Estará aberto de segunda-feira a sexta-feira, no horário de funcionamento da Casa, com visitas guiadas por um corpo técnico.

O espaço faz um resgate histórico e vai disponibilizar ao cidadão o vasto acervo documental do Parlamento Estadual. Ao todo, o acervo conta com mais de 10 milhões de páginas digitalizadas.

Logo na entrada, o holograma de Manuel Beckman, que dá nome ao Palácio Legislativo, dá as boas-vindas ao visitante e faz o convite para um passeio pelo universo do Parlamento Estadual.

Além de abrigar documentos e informações históricas da Casa legislativa, também conta a trajetória dos mais de 500 deputados que fizeram a história do Parlamento maranhense.

A inauguração do Memorial faz parte da vasta programação alusiva aos 190 Anos da Assembleia, que foi iniciada no domingo (16) e prossegue até a quinta-feira (20).

PROGRAMAÇÃO – 190 ANOS DA ASSEMBLEIA

Lançamento do AlemaPlay
Quarta-feira, dia 19/02, às 9h, no hall de entrada da Alema

Aplicativo desenvolvido para transmitir conteúdos institucionais, educativos e culturais de forma acessível e moderna, visando aproximar o cidadão das atividades legislativas.
Disponível em todas as plataformas.

Sessão Solene alusiva aos 190 Anos da Assembleia
Quinta-feira, dia 20/02, às 9h30 – Plenário da Alema

No ato, também haverá a entrega de reedição da Constituição Estadual, que está completando 35 anos, em versões atualizada e comentada.

Próximo Post
Deputado Ivan Júnior participa do lançamento da Carreta Digital ao lado do ministro Juscelino Filho

Deputado Ivan Júnior participa do lançamento da Carreta Digital ao lado do ministro Juscelino Filho

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado.

Prestes a encerrar mandato de Reitor, Natalino Salgado fez história na UFMA.

Cursos da UFMA estão entre os melhores do país, diz MEC

10/07/2023
REUNIÃO NO JOÃO PAULO

REUNIÃO NO JOÃO PAULO

28/07/2020

Trending.

Chapa do PODEMOS deve cair com o parecer final da justiça eleitoral

Pareceres diferentes de promotor em ação contra Podemos em São Luís geram críticas

08/06/2025
Chapa do PODEMOS deve cair com o parecer final da justiça eleitoral

Chapa do PODEMOS deve cair com o parecer final da justiça eleitoral

06/06/2025
Orleans Brandão é primeiro colocado para o governo em pesquisa no município de Timon

Orleans Brandão é primeiro colocado para o governo em pesquisa no município de Timon

28/06/2025
Orleans Brandão lidera pesquisa para o governo em São Domingos do Maranhão

Orleans Brandão lidera pesquisa para o governo em São Domingos do Maranhão

01/07/2025
Caso TCE-MA: Alema se manifesta contra petição de advogada

Caso TCE-MA: Alema se manifesta contra petição de advogada

17/06/2025
  • Home
  • Notícias
  • Política
  • Login

© 2023 Passagem Franca em Foco - Direitos autorais reservados | Desenvolvido por: Host Dominus.

Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
  • Política
  • Login

© 2023 Passagem Franca em Foco - Direitos autorais reservados | Desenvolvido por: Host Dominus.