A população da área Itaqui Bacanga sofre diuturnamente com a bagunça, sujeira e falta de sinalização em feiras, mercados, canteiros e avenidas dos bairros que compõem todo o eixo Itaqui Bacanga. De acordo com uma entrevista em meados de 2020 com o então secretário CANINDÉ BARROS, a SMTT estaria com vários projetos já aprovados para serem executados em toda a área como as sinalizações horizontal e vertical das avenidas principais do Anjo da Guarda e Vila Embratel; inclusive com o grupo semafórico no cruzamento que dá acesso ao bairro Alto da Esperança e a universidade, melhorias de acesso a Vila Bacanga nas mediações do super mercado Mateus e acesso a Vila Embratel e saída frontal do Bairro Anjo da Guarda com a Avenida dos Portugueses com conjunto semafórico.
Na ocasião, o secretário Canindé Barros deixou claro que devido ao projeto já em execução do Anel Viário, todos os projetos para melhorias da mobilidade urbana já aprovados para toda a área Itaqui Bacanga teria que ser executado pela nova gestão. Tentamos entrar em contato com o secretario CLAUDIO, atual secretário da SMTT para maiores esclarecimento pelo telefone (98) 99101-0953 mas não obtivemos êxito. Tentamos, ainda, o diretor da SUTRANS, Sr. Rodrigo, que ficou de nos dar um retorno, porém até o fechamento dessa matéria, o mesmo ainda não retornou a nossa ligação.
Uma outra questão pendente do governo Edvaldo Holanda Júnior -que inclusive já teríamos o recurso designado pela Vale- é a reforma e adequação do mercado do Anjo da Guarda e, por último, temos a questão das inúmeras tendas sem nenhum padrão físico e sanitário em nossos canteiros das avenidas principais da área, deixando uma aparência de abandono e sem nenhuma higienização aos nossos moradores e visitantes.
A Bagunça é tão grande que os urubus se entrelaçam com moradores de forma costumeira. São pendências deixadas pelo governo anterior, mas que devem ser analisadas pelo governo atual e tomada as devidas providências para o bem estar social de toda a área Itaqui Bacanga.
Que Deus nos proteja.
AMÉM.