• Home
  • Notícias
  • Política
  • Login
  • Home
    • Home – Layout 1
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
Home Notícia Geral

Entidades da UFMA homenageiam Natalino Salgado por avanços conquistados pela Instituição

Passagem Franca em Foco Por Passagem Franca em Foco
06/11/2023
Entidades da UFMA homenageiam Natalino Salgado por avanços conquistados pela Instituição
Reitor da UFMA, Natalino Salgado, é homenageado em solenidade no Palácio Cristo Rei

Na última quarta-feira, 1º de novembro, o reitor Natalino Salgado recebeu uma homenagem de quatro entidades representativas da comunidade universitária: a Associação dos Amigos da UFMA (AAUFMA), a Associação dos Servidores da UFMA (ASSUMA), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do 3º Grau do Maranhão (SINTEMA) e o Sindicato dos Docentes da UFMA (SINDUFMA). A homenagem se deu na forma de uma Moção de Agradecimento “por sua administração repleta de determinação, empenho e diálogo, que resultaram em avanços significativos para a instituição e toda a comunidade universitária”.

A solenidade realizada no Palácio Cristo Rei reuniu amigos, parentes, servidores, docentes, discentes e egressos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Presente ao evento, o representante do DCE, Maxsuel Gomes Silva, do Centro Acadêmico de Pedagogia, fez questão de se manifestar e reforçar o coro de reconhecimento ao trabalho do chefe maior da Instituição, que encerra o seu terceiro mandato no próximo dia 11. “Natalino foi o melhor reitor da história da UFMA, o maior presente que a UFMA poderia ter. Ele deixa um grande legado que se estende por todos os setores da instituição”.

O presidente do Sintema, Mariano Azevedo, afirma que o Sindicato desempenha o papel fundamental de representar os trabalhadores da Universidade, como um elo entre os servidores e a administração. Segundo ele, a gestão de Salgado permitiu que diversas melhorias para os servidores se firmassem, havendo manutenção das lutas jurídicas, políticas e, acima de tudo, sociais. “Quando o professor Natalino assumiu a Universidade. Lembramos que o Sindicato era apenas uma representação em papéis jurídicos e trabalhistas, dentro da nossa Instituição. Após seus mandatos, nós, de fato, começamos a ser inseridos dentro de todo o organograma da nossa Federal. E hoje, companheiros, os técnicos têm o prazer de dizer que estão contribuindo de modo significativo para o crescimento da UFMA”, afirmou.

Domingos Ferreira, presidente da ASSUMA, definiu o momento com uma palavra: Gratidão. “Gratidão por todos esses anos de trabalho, gratidão por seu legado de realizações e gratidão pelos constantes gestos concretos de solidariedade às associações”, disse. Em sua perspectiva, desde seu primeiro mandato, o reitor vem lutando em prol da estruturação, desenvolvimento e modernização da Universidade, com fortes movimentos de interiorização e internacionalização; nomeação de professores; criação de cursos; além do aumento na oferta de vagas em diversos câmpus, que permitiu o acesso de alunos de baixa renda à rede pública de ensino superior. Pertencimento e responsabilidade são os conceitos pregados pelo reitor, afirmou Domingos.

Arkley Bandeira, ex-presidente do Sindufma, comentou que homenagear o reitor não é uma tarefa difícil para ninguém. “Todos sabemos que ele é uma pessoa trabalhadora, que leva a Universidade Federal do Maranhão a sério e que tem, nela, a sua primeira casa. Foi por meio do Sindicato que eu consegui me aproximar mais do professor Natalino e, nesses últimos quatro anos enquanto assessor de gabinete, eu vi de perto e acompanhei o quanto nosso amigo, nosso chefe, nosso professor é comprometido com essa Universidade. Esse é um momento de emoção, de comemoração, de festividade, mas também de despedida. Mas sabemos que será um marcador cronológico. Então, daqui a 50, 100 anos, quando nos debruçarmos sobre a história da Universidade Federal do Maranhão, inevitavelmente, iremos deter vários e vários capítulos para falar de sua história enquanto professor, enquanto gestor do hospital, enquanto reitor e enquanto colega”, previu Arkley.

Em tom de comoção, a presidente do AAUFMA, Maria da Graça, discursou e envolveu o público: “Desculpa, Arkley, mas eu discordo de você. É, sim, difícil falar de Natalino; é difícil porque é muita coisa que precisa ser dita. Chegamos a nos emocionar, ao recordarmos tudo o que vivemos, sabendo das dificuldades e desafios enfrentados, mas mesmo assim, o reitor se manteve firme a todo momento. Eu entrei na UFMA em 1968, eu sou do tempo de uma Federal muito, muito carente, longe dessa que vemos hoje, muito longe. Hoje, eu vejo o passado e percebo o quanto a Universidade cresceu. Esperamos que os próximos gestores acompanhem esse crescimento, acompanhem esse período de desenvolvimento que o Natalino fez nascer”, pontuou.

O reitor eleito, Fernando Carvalho, deixou sua impressão sobre o trabalho de Natalino Salgado nos seus três mandatos. “Podemos dizer que existem duas Universidades: uma antes do professor Natalino e outra depois dele”.

No discurso de agradecimento, Salgado externou a sua satisfação com a homenagem: “Para mim, é uma grande surpresa e emoção que essas personalidades que estão dirigindo essas instituições tenham se organizado coletivamente para manifestar o reconhecimento pelos serviços prestados, não só por mim, como também pela minha equipe, nessa longa trajetória à frente não só da Universidade, mas do Hospital Universitário (HU-UFMA). Acredito que todos nós devemos muito a essa Instituição, pelo o que ela representa para o estado e para o país. Foi um trabalho árduo, diuturno, que não tinha dia, hora, chuva, não tinha feriado, não tinha férias; foi uma dedicação com muito esmero e consciência política. Então, nesse trajeto percebi que eu precisava transformar esta Instituição não apenas em uma Universidade produtora de conhecimento, mas também que permitisse a inclusão social. E nós conseguimos fazer isso”, finalizou o reitor.

Próximo Post
Deputados participam da celebração do marco de investimentos na produção de alumínio no Maranhão

Deputados participam da celebração do marco de investimentos na produção de alumínio no Maranhão

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado.

Natalia Mandarino emite nota esclarecendo mais uma Operação da PF na sede da SEMUS

Natalia Mandarino emite nota esclarecendo mais uma Operação da PF na sede da SEMUS

30/10/2020
Chico Carvalho diz que se perceber boicote à CPI do Transporte em São Luís denunciará à população

Chico Carvalho diz que se perceber boicote à CPI do Transporte em São Luís denunciará à população

11/12/2021

Trending.

Orleans Brandão é primeiro colocado para o governo em pesquisa no município de Timon

Orleans Brandão é primeiro colocado para o governo em pesquisa no município de Timon

28/06/2025
Orleans Brandão lidera pesquisa para o governo em São Domingos do Maranhão

Orleans Brandão lidera pesquisa para o governo em São Domingos do Maranhão

01/07/2025
Caso TCE-MA: Alema se manifesta contra petição de advogada

Caso TCE-MA: Alema se manifesta contra petição de advogada

17/06/2025
Base governista unida desconstrói narrativa de oposicionistas na Assembleia

Base governista unida desconstrói narrativa de oposicionistas na Assembleia

09/07/2025
Neto Evangelista afirma que oposicionistas têm ódio no coração e fazem críticas vazias a ações do governo

Neto Evangelista afirma que oposicionistas têm ódio no coração e fazem críticas vazias a ações do governo

04/07/2025
  • Home
  • Notícias
  • Política
  • Login

© 2023 Passagem Franca em Foco - Direitos autorais reservados | Desenvolvido por: Host Dominus.

Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
  • Política
  • Login

© 2023 Passagem Franca em Foco - Direitos autorais reservados | Desenvolvido por: Host Dominus.